Ingredientes: Pão duro, ovos, bacalhau, sal, azeite, alhos, coentros, vinagre.
Começar por cozer as postas de bacalhau. Cortar o pão em pequenos cubos. Depois de cozidas retirar o bacalhau da panela e reservar a água. Colocar o pão dentro da panela e juntar uns dentes de alho esmagados. Deixar repousar com a panela tapada cerca de 10m. Desfiar o bacalhau e reservar.
Numa frigideira colocar um pouco de azeite e alhos esmagados. Retirar o pão da panela com uma espumadeira – ou escumadeira - de modo a que escorra a água, caso tenha colocado em excesso, e, numa taça, misturar com o bacalhau desfiado, os coentros e ovos batidos. Não há quantidades nem medidas exactas pois faz-se usando o bom senso de acordo com o que temos em casa.
Colocar a mistura do pão na frigideira e deixar alourar. Enquanto isso fazer os ovos escalfados. Colocar água fervente numa panela com um pouco de vinagre, cerca de 1 colher de sopa, e, quando levantar fervura, mexer a água com um garfo de modo a criar um remoinho, e em seguida abrir 1 ovo. Deixar cozinhar até a clara estar branca. Repetir o processo para cada ovo.
Serve-se a gosto, mas, eu, gosto particularmente de colocar a açorda primeiro no prato e depois o ovos escalfado por cima.
Fonte original todos os direitos reservados a:
http://
Sem comentários:
Enviar um comentário